Bando De Cá
Tudo e um pouco a mais


quarta-feira, 28 de julho de 2010  

Um Sonho Em Manhattan (Manhattan By Numbers)

"Com toda a febre que o cinema iraniano está causando no mundo um cineasta em particular, Amir Naderi, é pouco comentado e visto. É dele um dos elhores filmes iranianos vistos por aqui, sem diminuir obras magnifícas como O Jarro, Salve O Cinema, Um Instante De Inocência, Gabbeh e O Gosto Da Cereja.

O filme trata da busca de um homem por dinheiro emprestado para saldar dívidas e conseguir estar de novo com sua esposa e filha. Durante o filme todo o personagem vai pelas ruas de Nova York a procura de amigos, conhecidos e outros para ajudá-lo. Essa jornada é pontuada por imagens belas, silêncios e diálogos truncados.

Da simplicidade o filme traz a complexidade da identidade americana e da própria identidade do ser humano num mundo capitalista e consumista ao extremo.

Ao final quando o personagem se defronta com o touro de Wall Street, símbolo da força do capital, temos diante de nós uma pequena obra-prima, simples em sua concepção, mas abrangente em suas idéias, em sua técnica e em sua mensagem."

posted by RENATO DOHO | 11:38 PM
Site Meter
links
archives
Older Posts Home Newer Posts